ASPECTOS HISTÓRICOS E CULTURAIS
HISTÓRICO
A origem do Município remonta ao período da Independência do Brasil, quando São Miguel da Cachoeira, como era conhecida anteriormente, constituía uma freguesia. Em 1833, com divisão da Província do Pará em Termos e Comarcas, a Freguesia de São Miguel da Cachoeira passou a ser parte integrante do município de Ourém.
Em 1835, o movimento da Cabanagem provocou profundas marcas na história de São Miguel do Guamá, registrando-se fatos de abandono e esvaziamento do lugar pela população, que foi obrigada a deixar suas terras.
Em 1873, através da Lei n.º 663, de 31 de outubro, a Assembléia Provincial modificou a categoria de Freguesia da localidade de São Miguel, para considerá-la como Vila, criando, dessa forma, o município de São Miguel, com terras desmembradas de Ourém.
O ato de criação do Município desagradou, sobremaneira, a Câmara Municipal de Ourém. No entanto, os habitantes de São Miguel promoveram a instalação imediata do Município, o que veio a acontecer no dia 7 janeiro de 1874. João Antônio foi eleito como primeiro presidente da novíssima Câmara Municipal.
As paixões políticas do período, entre liberais e conservadores, que caracterizam a história de Ourém, não pouparam o município de São Miguel. Em março de 1890, sua Câmara Municipal foi dissolvida e, para dirigir o Município, foi criada uma Intendência Municipal, mediante a promulgação do Decreto nº 105. Pelo Decreto nº 106, da mesma data, foi nomeado o intendente Gratuliano Frederico Batista da Silva.
Em 30 de maio de 1891, o Decreto nº 344 elevou São Miguel à categoria de cidade. A partir desse ano, São Miguel passou a ser administrado por sucessivos Conselhos de Intendência que iam-se sucedendo por nomeações legais.
Durante o período da República, o município de Irituia passou a formar parte do território de São Miguel do Guamá, através do Decreto Estadual nº 6, de 4 de novembro de 1930, ratificado pelo Decreto nº 78 de 27 de dezembro.
Em 1933, pelo Decreto nº 560, de 29 de dezembro de 1931, Irituia foi desligado do território de São Miguel do Guamá.
Em 1943, em virtude da promulgação do Decreto-Lei Estadual nº 4.505, o município de São Miguel do Guamá passou a ser denominado, unicamente, de Guamá. O topônimo Guamá foi-lhe atribuído em homenagem ao rio Guamá; trata-se de um vocábulo indígena que significa "rio que chove". E, nessa situação, parte do seu território original foi desmembrado para permitir o surgimento do município de Bonito, conforme ficou estipulado pela Lei nº 1.127, de 11 de março de 1955. Porém, o Supremo Tribunal Federal considerou a referida lei inconstitucional, obrigando o Estado a promulgar um instrumento legal, o Decreto nº 1.946, de 26 de janeiro de 1956, através do qual se tornou insubsistente o desmembramento. Entretanto, este veio a acontecer em 29 de dezembro de 1961, através da Lei Estadual nº 2.460, quando o distrito de Bonito, então pertencente a São Miguel do Guamá , foi elevado à categoria de Município.
Atualmente, São Miguel do Guamá conta com os distritos de Caju, Urucuri, Urucutireua e o distrito-sede que é identificado pelo próprio nome do município.
CULTURA
As manifestações religiosas que merecem destaque no município de São Miguel do Guamá são as festividades em homenagem a São Miguel Arcanjo, em setembro, e o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, no último domingo de novembro. Por ocasião dos festejos religiosos, a movimentação popular na cidade é mais acentuada, principalmente no que se refere ao aspecto profano, representado pela organização do arraial.
As manifestações da cultura popular local tem lugar no mês de fevereiro, com a apresentação do bloco carnavalesco Cordão do Guará; em junho, com as festas dançantes realizadas nos terreiros; e durante a quadra junina, quando são feitas exibições de grupos de pássaros e bois- bumbás.
O artesanato local é caracterizado pela produção de cerâmica, abanos, peneiras e tipitis.
O município de São Miguel do Guamá possui uma Biblioteca Pública, mantida através de convênio entre a Prefeitura Municipal e o Instituto Nacional do Livro (INL).
A igreja de São Miguel Arcanjo pode ser considerada o único patrimônio histórico da cidade.
ASPECTOS FÍSICO-TERRITORIAIS
LOCALIZAÇÃO
O município de São Miguel do Guamá pertence á Mesorregião Nordeste Paraense e à Microrregião Guamá. A sede municipal apresenta as seguintes coordenadas geográficas: 01º 37´ 18" de latitude Sul e 47º 28´45" de longitude a Oeste de Greenwich.
LIMITES
Ao Norte - Municípios de Inhangapi, Santa Maria do Pará, Nova Timboteua e CastanhalA Leste - Municípios de Ourém e BonitoAo Sul - Municípios de São Domingos do Capim e IrituiaA Oeste - Municípios de Bujaru e Inhangapi
SOLOS
Os solos do Município são apresentados, sobretudo, pelo Latossolo Amarelo, textura média; Concrecionários Lateríticos indiscriminados ditróficos, textura indiscriminada; Areia Quartzosa distrófico, textura indiscriminada, e hidromórfica indiscriminados.
VEGETAÇÃO
A vegetação do Município, em face dos constantes desmatamentos, foi bastante afetada, havendo, hoje, apenas a Floresta Secundária, com eventuais testemunhos da mata primária, cujo subtipo pertence à Floresta Densa dos baixos platôs e Floresta Densa dos Terraços aluviais, nas áreas marginais do rio Guamá e seus afluentes, caracterizadas estas pela influência de inundações.
PATRIMÔNIO NATURAL
A alteração da cobertura vegetal natural, trabalho realizado em 1988, através da observação em imagens LANDSAT-TM, do ano de 1986, revelou um índice de 96, 31% , o que é preocupante.Assim, o Município necessita de trabalhos ecológicos, no sentido de recuperar áreas críticas, principalmente as margens do rio Guamá, nascentes e cursos de seus tributários, além de conservar a bela queda d'água Matari, no igarapé do mesmo nome, próxima à sede municipal.
TOPOGRAFIA
A topografia do Município, representativa de uma geologia e relevo singelos, apresenta-se modesta, com pouca amplitude altimétrica, estando a sede cerca de 20 m acima do nível do mar, com cota máxima do Município atingindo 73 metros e, a mínima, 10 metros.
GEOLOGIA E RELEVO
A estrutura geológica apresenta, na porção oriental do Município, rochas de idade Pré-Cambriana, que constituem o Grupo Gurupi, formado por filtros, xistos e metavulcânicas, cortados por veios de quartzo, auríferos, não sendo estranha a presença de rochas do Complexo Marcaçumé, que constituem as pedreiras da região Bragantina.
Nas proximidades da sede municipal, estão expostos arenitos duros, denominados por alguns como "Arenito Guamá ", provavelmente da Era Cenozóica, do período Cretácio.
HIDROGRAFIA
O rio Guamá é o mais importante do Município, servindo de limite natural, ao sul, com os municípios de Irituia, São Domingos do Capim e Bujaru. Os afluentes da margem direita que atravessam o Município são os igarapés Cuperé, Muraiteua, Muraiteua, Matupireteua, Ajuaí, Crauteua, Aracuí, Urucuri, Matari, Itaqui- Açu, Menino-Deus, São João, e os rios Mururé e Cuxiu, este fazendo limite, a leste, com Ourém.
CLIMA
O clima do Município é do tipo mesotérmico e úmido. A temperatura média anual é elevada, em torno de 25ºC. O período mais quente apresenta médias mensais em torno de 25,5º C.
Seu regime pluviométrico fica, geralmente, próximo a 2.250mm/ano. As chuvas não se distribuem igualmente durante o ano, sendo de janeiro a junho sua maior concentração (cerca de 80%), implicando grandes excedentes hídricos e, consequentemente, grandes escoamentos superficiais e cheias dos rios nesses meses. A umidade relativa do ar gira em torno de 85%.
FONTE: PORTAL SÃO MIGUEL
O BLOGUAMA mudou para http/profantoniosoares.blogspot.com.br
sexta-feira, 15 de janeiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
orapronobis
orapronobis
Postagens populares
-
Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhrEXYWqHKKvMXD2YkkGd1YZWJs2aCZ0Vzb...
-
Caros colegas professores! Estou perplexo pelo surgimento de uma nova palavra na língua portuguesa. Tenho visto ela sendo escrita ...
-
IMAGENS MUITO FORTE, MAS É PRECISO PELA GRAVIDADE DO QUE ORA COMENTO. Nossos vereadores deveriam fazer uma lei para que fosse proibido o em...
-
A penas “Bragança”. Esta era a identificação preliminar de um homem que acabou atropelado e morto por um ônibus da linha Pedreira-...
-
Projeto - Objetivo é ajudar a tornar a dança típica patrimônio cultural nacional Foi lançado ontem o projeto Circuito Cultural Carimbó na...
-
MATINTA PEREIRA Conta a lenda que uma antiga moradora da cidade, chegava à noite e saia vagando pelas ruas com seus assobios arrepiantes, fa...
-
Veja mais imagens engraçadas em www.humorbabaca.com Fonte: http://www.humorbabaca.com/quadrinhos/quadrinhos-adultos/f...
Nenhum comentário:
Postar um comentário