
Pesquisas mostram que um grande número de crianças sofrem acidentes dentro de casa.
É importante considerar a faixa-etária da criança, cada idade corresponde a um universo de possíveis acidentes. Observe o ambiente da casa analisando os lugares que possam oferecer risco acidente. Vale lembrar que tomadas, quinas de mesa, portas e janelas, fios desencapados, escada e cozinha sempre oferecem perigo. Dentro de casa existem várias zonas de perigo, lugares de risco, uma boa conversa explicando ao seu filho sobre perigos dentro de casa também pode evitar ou reduzir a possibilidade de acidentes.
Tomando medidas simples de prevenção e supervisionando de perto suas crianças você pode ajudar a protegê-las de perigos domésticos comuns como fogo, queimaduras, afogamentos, sufocações, choques, lesões por armas de fogo, envenenamentos e quedas. Passos fáceis e relativamente baratos – trancar produtos de limpeza doméstica em armários fora do alcance, bloquear as escadas com portões para crianças – podem reduzir imensamente o risco da sua criança sofrer lesões dentro de casa.
Minha filha me ajuda muito na cozinha, como posso orientá-la para que não se machuque?
Atividades na cozinha sempre representam perigo, não estimule as ações que possam causar acidentes ou o manuseio de objetos perigosos. Troque com ela as suas experiências de acidentes já sofridos e aqueles que você sabe que podem vir a acontecer. A orientação básica é sempre manter as crianças afastadas da cozinha.
Meu filho corre muito dentro de casa, como posso evitar acidentes?
É natural da criança a atividade. Correr faz parte da brincadeira. O importante é possibilitar à essa criança que exercite esta atividade em espaços adequados, amplos e com piso amortecedor. Dentro de casa não é adequado esta atividade. Oriente seu filho a não faze-lo em casa e deixe-o exercitar-se em locais seguros.
O que é mais seguro, ventilador no teto ou no chão? No teto ele sempre tenta subir em algo para ligar, no chão ele fica esbarrando.
Primeiramente oriente a criança dos perigos que um ventilador oferece. As hélices são perigosas e estes objetos normalmente estão ligados a energia elétrica. Lembre-se sempre que objetos perigosos devem ficar longe do alcance das crianças.
O forno microondas oferece risco para as crianças?
As queimaduras causadas por escaldaduras são as mais comuns em crianças com menos de 8 anos de idade. Ocorrendo ma maioria das vezes com fogão ou forno de microondas.
Certifique-se que o fio esteja intacto e longe do alcance das crianças. Retire da tomada o fio sempre que você não estiver utilizando o equipamento. Oriente seu filho(a) para pedir ajuda sempre que precisar manusear estes equipamentos. Lembre-se que retirar pratos quentes podem causar queimaduras.
Como evitar afogamentos?
O banho do nenê pode ser um risco de afogamento. Por volta dos 4 anos as crianças prolongam as brincadeiras na água sem supervisão direta. A banheira é um perigo discreto, que está dentro de casa e pode passar despercebido pelos pais e responsáveis.
Uma criança nunca deve ficar na piscina, mar, lago, rio ou brincando dentro ou próxima da água sem a supervisão de um adulto e uso de equipamento de segurança como colete salva vidas. A supervisão deve ser constante.
Proteja as piscinas com cercas e capas. Mesmo assim não confie que só isto vai manter seus filhos seguros. Eles devem ser usados em conjunto com constante supervisão.
Mesmo as crianças que sabem nadar não devem ficar na água sem a supervisão de um adulto ou um colete salva vidas.
Quais os possíveis indicadores de envenenamento em uma criança?
As crianças freqüentemente são vítimas de envenenamento por produtos de uso doméstico ou por ingerirem plantas, dentro ou fora de casa.
Os sinais e sintomas de envenenamento por ingestão são variados:
1 - Náusea, vômito e diarréia
2 - Salivação excessiva
3 - Alteração do estado mental, incluindo níveis variados de inconsciência
4 - Dor, sensibilidade, distensão e/ou cólicas abdominais
5 - Queimaduras ou manchas ao redor da boca, dor na boca ou garganta, e/ou dor ao deglutir (algumas substâncias podem produzir corrosão, queimaduras ou destruição de tecidos da boca, garganta e do estômago).
6 - Hálito ou odores corporais diferentes, odores químicos anacterísticos no hálito
Em caso de qualquer suspeita procure um serviço médico de urgência.
Qual tipo de cinto de segurança mais indicado para crianças?
A maneira mais segura de transportar as crianças no carro é na cadeirinha de segurança. Os pais devem saber que até O sangramento nasal é relativamente comum. Nas crianças, a melhor forma de evitar o sangramento é evitar atividades físicas em dias quentes e com baixa umidade relativa do ar.
Procure sempre um especialista.
Lentes rígidas de contato oferecem riscos aos olhos em caso de acidentes?
Em caso de acidente, as lentes rígidas podem causar lesões no globo ocular. Por isso, prefira as lentes gelatinosas que oferecem menos riscos.
Em caso de acidente quem devo contatar primeiro?
Em caso de acidentes leves pode ser realizado uma ação de primeiros socorros, desde que haja uma pessoa treinada para isso, em seguida procurar um serviço médico de urgência. Em casos de acidentes graves pode-se disponibilizar do Grupo de Resgate do Corpo de Bombeiros de sua localidade.
Proibir atividades da criança dentro e fora de casa pode atrapalhar seu desenvolvimento?
Sim. Use o bom senso. Favoreça dentro de casa que as atividades sejam mais tranqüilas, em grupo ou sozinho, possibilitando que o espaço casa, também seja prazeroso. Propicie um espaço onde a criança tenha a liberdade de desenhar, pintar, jogar, ler, assistir a um filme ou ter uma boa conversa com você. Fora de casa, em ambiente adequado e com a supervisão de um adulto, é importante que essa criança tenha exercícios psicomotores amplos, tais como, correr, saltar, pular, chutar, escorregar, balançar.
Qual a melhor forma de mostrar para uma criança que temos que cuidar de ferimentos?
Primeiramente explique o porque de cada procedimento. Preparar – Tratar Proteger (veja mais no site). Quando a criança entende, ela aceita e defende a idéia. Procure utilizar produtos com qualidade comprovada e adequados para cada situação. Dê exemplos de machucados que não foram cuidados e acabaram com infecções exigindo um tratamento mais longo.
Quais são os acidentes mais freqüentes na cozinha?
Queimaduras com líquidos quentes, panelas quentes tanto no fogão como no microondas, além de cafeteiras e torradeiras.
Cortes com copos e pratos de vidro além de facas e outros talheres.
Quais são os acidentes mais freqüentes com crianças de Muitos insetos, como a abelha, só são agressivas quando são perturbadas ou quando se sentem ameaçadas. Por isso, observe os locais onde seu filho costuma brincar ou freqüentar.
Fonte Fonte: Johnson & Johnson
http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://gfiwernner.files.wordpress.com/2007/01/criancas.jpg&imgrefurl=http://megatomaz.blogtok.com/blog/6312//&usg=__t-sptLLVSEN9JA5UvQgMStJ6NSE=&h=360&w=395&sz=31&hl=pt-BR&start=5&itbs=1&tbnid=A2yhTj_N2nNGnM:&tbnh=113&tbnw=124&prev=/images%3Fq%3Dcrian%25C3%25A7as%26gbv%3D2%26hl%3Dpt-BR
Nenhum comentário:
Postar um comentário