O BLOGUAMA mudou para http/profantoniosoares.blogspot.com.br

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

DESCULPAS !!!

Diariamente encontramos pessoas reclamando das condições "das vidas" que levam. Neste quesito o ser humano é uma máquina altamente produtiva quando o assunto é a produção de desculpas. Criamos desculpas quando falhamos ou mesmo quando nem desculpas temos para usá-las. Mas o que se esconde por trás de tudo isso.
Seria a declaração de impotência no enfrentamento dos problemas da vida ou  uma mera condição de autodefesa para tudo que não dá certo quando realizamos algo?
No primeiro caso, inúmeros são as pessoas que se utilizam das desculpas para não encarar a vida de frente. Aqui as pessoas demonstram-se aparentemente frágeis e ou mesmo incapazes de bater de frente com a vida. Preferem colocar-se numa condição de latência e só agem quando extremamente provocados. Adotam um módulo de passividade tamanha que quase beiram a servidão...
No segundo, as pessoas usam as desculpas como mecanismo de  defesa toda vez que suas ações  ainda que planejadas fracassem. Neste módulo,  invocam de seres divinos  e quando não buscam qualquer outro recurso que possam produzir respostas(desculpas) para explicar seus infortúnios.
É inegável que não podemos viver sem as desculpas em nossas vidas. Contudo quando isso se transforma num elemento principal em nossas vidas é chegado o momento de uma auto-avaliação responsável para que possamos nos desvencilhar da adoção de desculpas como um mero  instrumento de escapismo da realidade.
 Devemos utilizá-las, sim, da forma como esta deve ser, não para se negar a produtividade, mas como recursos justificativo dotado de coerência que amenize as amargura de alguns insucessos que tomamos em alguns momentos em nossas vidas.
Portanto, desculpas  devem ser usadas com certa coerência e racionalidade, mas quando utilizadas como forma de fuga não é desculpa, é doença. Pare de inventar desculpas para a vida, pois a vida não se desculpa para ser vivida por você.


Antonio Soares

Nenhum comentário:

orapronobis

orapronobis

Postagens populares

Total de visualizações de página