O BLOGUAMA mudou para http/profantoniosoares.blogspot.com.br

sábado, 30 de julho de 2011

ORDEM E PROGRESSO OU CORRUPÇÃO E PROGRESSO ?


O pai do positivismo Augusto Comte dentre outras teses afirmava que a sociedade era regida por leis invariáveis. Ou seja, leis que independiam da vontade humana. Assim a sociedade teria um mecanismo de funcionamento pelo qual não carecia da vontade do homem para ser melhor. Estava enganado, pois o homem demonstrou que toda sociedade é ou não é o que é, se não pela resultante da vontade humana, seja ela boa ou ruim.

Afirmava que toda sociedade para que pudesse evoluir, teria que atingir o Estado Positivo, a razão objetiva, mas que para tanto careceria também de “ORDEM E PROGRESSO”. No Brasil esta máxima Comtiana, expressa na bandeira brasileira, esta por um fio, pois a julgar pelas cascatas de corrupções que assolam a sociedade brasileira. Acredito que hoje, esta frase deveria ser lida da seguinte forma “CORRUPÇÃO E PROGRESSO”. Pois o que se vê neste país é sim uma evolução gradativa da industria da corrupção nos mais diversos segmentos da sociedade brasileira.

Neste sentido, parece que até então estamos sendo regidos por leis invariáveis, pois estamos apáticos, inertes diante de uma celeuma gigantesca de corrupção e nada fazemos. Os políticos os quais na sua maioria são os responsáveis pelo quadro deprimente, nada ou muito pouco fazem para melhorar este país.

Pela ausência de parâmetros morais condizentes, habitamos uma torre de babel onde a confusão é o maior negócio “dá parada”. Os discursos se perderam as práticas faleceram. E uma grande nação se assola na permissividade humana. Afinal não é esta a fonte de todo o mal em todas as sociedades?

Vivemos um desprogresso, o da obtenção de lucros sem escrúpulos. Importa o fim e não os meios. Esquecemos a ética e ignoramos a moral, importa o ter e não o ser. E assim estamos escrevendo uma das piores paginas da história da humanidade. Pois quando o progresso é regido por atos de corrupção e seus atores ainda são aclamados pelo público, vejo em minha mente a figura de Barabás sendo libertado pelo povo e Cristo sendo condenado a morte, por estes.

Já esta mais do que na hora de reagirmos. Pois esta onda já assola a todos. E isso cria um circulo vicioso. Primeiro nos enganamos a nós mesmos, depois aos semelhantes e assim porconseguinte. Se não quebramos esse círculo ele acaba com a gente. A ordem deve ser retomada e agregada ao progresso, a corrupção deve ser extinta ou pelo menos expurgada das relações sociais. Mas não devemos esperar pelas nossas autoridades. Pois quanto maior é o poder, maior é também a volúpia corruptiva na qual estão envolvidos.

Eles não tem forças para lutar contra ela. Pois esta que antes era algo dependente do homem e vivia controlada pelos bons, reverteu o processo e agora submete o homem aos seus prazeres. Uma boa sociedade só depende de cada um que constitui um corpo coletivo sedento de justiça, daqueles clamam pela lisura da máquina pública, da virtude humana e que não estejam comprometidos com a rataria.

Em suma, sem ordem não existe progresso e nem sociedade e esta só pode ser fruto de homens bons e não de ratos.

Antonio Soares da Silva





Nenhum comentário:

orapronobis

orapronobis

Postagens populares

Total de visualizações de página