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terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

EDUCAÇÃO: COMO MOLDE OU SENSO CRÍTICO?

Arlinda Ribeiro

A educação é um instrumento essencial na vida do ser humano, ter acesso à ela é um direito de todos e é um dever do Estado, pois é através dela que o individuo desenvolve sua capacidade cognitiva, amplia sua vivência social e política e é lapidado para o sucesso profissional.

Visto que atualmente a educação tem o propósito de formar o cidadão para o mercado de trabalho, este com novas tecnologias compreendem conhecimentos científicos avançados aplicados ao processo produtivo conforme os interesses econômicos e políticos dominantes, e requer de nossa parte dominar a informação para que possamos  acompanhar esse processo dinâmico e competitivo.

Porém esse processo educacional que sempre foi marcado por lutas e reviravoltas de todo tipo ao longo da historia brasileira, não foi elaborado com o intuito de formar cidadão com senso crítico, mas, com a finalidade de inculcar valores de uma elite dominante. Entretanto, a formação de sujeitos críticos surge a partir da postura crítica e política dos profissionais que atuam no âmbito educacional.

Portanto, a considerar o contexto histórico político-educacional ao longo da historia da educação esta tem servido mais para o embutimento de valores daqueles que governam e dominam do que propriamente formar sujeitos críticos e reflexíveis para a transformação da sociedade. No entanto, isso só se manifesta no bojo dos conflitos sociais vivenciados pelos sujeitos diante da sua realidade.
 

Arlinda Ribeiro, graduanda em pedagogia pela UEPA – Campus de  São Miguel do Guamá.

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