O BLOGUAMA mudou para http/profantoniosoares.blogspot.com.br

segunda-feira, 30 de maio de 2011

PÁSCOA SOLIDÁRIA


**“UM MAIS UM É SEMPRE MAIS QUE DOIS.”

Este foi o nome do projeto que desenvolvemos na Escola Estadual de Ensino Médio Frei Miguel de Bulhões neste ano de 2011. Convidamos os colegas de profissão e juntos tiramos do papel, este projeto que já havia sido desenvolvido alguns anos atrás, mas que estava esquecido já a algum tempo.

O principal objetivo do projeto era coletar alimentos para doarmos para os membros mais carentes de nossa comunidade escolar. A idéia foi muito bem aceita pela maioria, principalmente quando decidimos que na culminância do projeto, faríamos um Culto Ecumênico, onde convidaríamos representantes de vários seguimentos religiosos para 15(quinze) minutos de palestra. Porém, houve alguma resistência ao Culto Ecumênico, pois algumas pessoas convidadas não aceitaram a palestrar num ambiente juntamente com membros de outros seguimentos religiosos, ao qual respeitamos, mas não compartilhamos desse modo de agir. Porém não desistimos e procuramos representantes de outros seguimentos religioso que aceitaram nosso convite, alguns sem esboçar nenhum tipo de dificuldade.

O que gostaríamos mesmo de enfatizar, é que o projeto não tinha simplesmente o objetivo de saciar a fome das dezenas de pessoas em São Miguel do Guamá, que não tem nem mesmo o feijão com arroz do dia-a-dia, não somos ingênuos a esse ponto, mais antes de tudo, chamar a atenção de todos e de todas, para esse e outros, gravíssimo problemas que está diante de nossos olhos, e que por isso mesmo, acreditamos, já não causam mais nenhuma reação de nossa parte. Mas se nós professores, que somos formadores de opiniões, fecharmos e/ou desviarmos nossos olhos para a realidade a nossa volta, e não nos incomodarmos mais com a com a fome, a miséria, o desemprego que assolam dezenas de pessoas, com a violência que tiram várias vidas prematuramente, em nosso município, não estaríamos nós sendo coniventes com essa realidade? Talvez estejamos exagerando, mais temos a firme convicção, que uma das funções do professor(a) deveria se a de provocar um dialogo a respeito desse assunto.

A impressão que temos, é que não enxergamos mais os problemas reais em que se encontra nosso município, e que influenciam diretamente nossas vidas.Nossos olhos e ouvidos já estão calejados e por conta disso, não enxergamos e nem ouvimos mais nada. Dessa forma, como podemos ajudar outras pessoas a se libertarem e/ou saírem desse conformismo, que parece um câncer maligno,(que muito me lembra “Alegoria da caverna de Platão”), e nos juntarmos na luta por uma mudança, por uma sociedade mais justa e igualitária e que possibilite uma vida digna e não uma luta diária pela sobrevivência? “O Páscoa solidária” ao contrário da fala de algumas pessoas, não é somente um projeto assistencialista, é antes, um convite a reflexão sobre nossa realidade, pois acreditamos que só por meio de uma constante observação critica e reflexiva, é possível transformar para melhor a nossa sociedade.

Ante o exposto, o projeto foi excelente. Com o apoio da direção da escola e com a colaboração de alguns professores, que não mediram esforços, fizemos uma boa campanha, onde muitos alunos e funcionários contribuíram de forma espontânea e sem nenhuma espécie de pressão. Este ano, conseguimos formar aproximadamente 20(vinte) cestas básica, o que considero um avanço muito grande com relação a consciência e a solidariedade de muitos membros de nossa comunidade escolar.

No ultimo dia, conseguimos pelo menos dois representantes de igrejas para palestrarem por 15 minutos, nos três turnos, para um grande número de jovens sobre diversos temas como solidariedade humana, violência, drogas, páscoa, bullying e até mesmo os cuidados que devemos ter com o meio ambiente, com a apresentação de um outro projeto(Do Lixo ao Luxo), pois temos consciência que qualquer tipo de agressão ao meio ambiente é também uma agressão ao ser humano a vida, ou seja, foi um ambiente voltado para o diálogo e a reflexão sobre problemas, que muitas vezes, lidamos em nosso dia-a-dia, o que nos deixou muito contente, pois é nesta ESCOLA em que acreditamos. Uma ESCOLA que valoriza o diálogo, a diversidade de cultura e de saberes, mas que também os questiona constantemente. Uma ESCOLA, que respeita e valoriza o outro com suas diferenças. Por isso, alguma coisa nos diz que alcançamos o objetivo do projeto e que estamos no caminho certo.

MEUS SINCEROS AGRADECIMENTOS A TODOS E A TODAS QUE DERAM SUAS CONTRIBUIÇÃO DIRETA OU INDIRETAMENTE!


*Luis Carlos(mscluiscarlos@hotmail.com) é Lic. em Física pela UEPA e Mestre em Ed. Matemática Pela UFPA.Atualmente é professor de Física no Ensino Médio.



**Sal da Terra. Música de Beto Guedes.
























Nenhum comentário:

orapronobis

orapronobis

Postagens populares

Total de visualizações de página