O BLOGUAMA mudou para http/profantoniosoares.blogspot.com.br

sábado, 29 de janeiro de 2011

A Psicologia dos Cartões de Crédito

Um dos problemas que os cartões de crédito provocam, é o facto de não termos a noção imediata do dinheiro que acabámos de gastar. Gastamos o dinheiro de forma simples e invisível, podendo dar a ideia de que é dinheiro gratuito. O problema é que só no final do mês é que no apercebemos que afinal gastámos mais do que o montante que tínhamos na conta.
Por isso, existem especialistas financeiros que aconselham a pagar tudo o que puder com dinheiro vivo, já que dessa forma vemos o dinheiro a sair da nossa posse e existe uma ligação sentimental entre nós e o dinheiro que acabámos de gastar, para não falar na vantagem de não gastar dinheiro que não temos.

Como controlar o cartão de crédito

Para que não seja apanhado desprevenido no final do mês use os seguintes truques para controlar as suas finanças pessoais:
  • Faça um balanço regularmente. Se necessário, faça o balanço todos os dias, através de ‘HomeBanking’, para saber quanto gastou, sendo que este método ajuda-o também a controlar possíveis fraudes com o seu cartão de crédito.
  • Use software de finanças pessoais. Existem algumas alternativas gratuitas para fazer a gestão das suas finanças. Mas se quiser simplificar, basta criar uma folha de cálculo que lhe permita adicionar diariamente os gastos que efectuou com os cartões de crédito.
  • Não pague despesas pequenas com o cartão de crédito. Para estas despesas de menor valor, opte por comprar em dinheiro ou cartão de débito e use o cartão de crédito para despesas de maior valor. A probabilidade de se esquecer que comprou uma televisão ou computador é bastante menor.
  • Faça um Orçamento Doméstico. Quando usa o cartão de crédito é ainda mais importante estabelecer limites para o dinheiro que vai gastar no mês seguinte, por isso aprenda a fazer um orçamento doméstico e siga-o o mais possível.
Usar o cartão de crédito correctamente pode trazer benefícios interessantes, mas é necessário um cuidado especial quando se utiliza este produto financeiro, porque facilmente nos faz perder a cabeça e descontrolar todas as nossas finanças pessoais.

Fonte: http://poupardinheiro.info/2008/10/15/a-psicologia-dos-cartoes-de-credito/

Nenhum comentário:

orapronobis

orapronobis

Postagens populares

Total de visualizações de página