O BLOGUAMA mudou para http/profantoniosoares.blogspot.com.br

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Cicatriz ou tatuagem?

Uma artista do centro de Seattle está mudando a vida de mulheres que enfrentaram – e venceram – câncer de mama. No lugar da cicatriz da mastectomia, surgem estampas com flores, animais, água. Padrões que a tatuadora Vyvyn Lazonga denomina rococó francês.
“A tatuagem ajuda e muito na auto-estima”, diz Vyvyn, que mantém o estúdio Madame Lazonga's Tattoo no mercado público Pike Place Market, famoso cartão postal da cidade. Depois de terminado o desenho, a cicatriz praticamente desaparece, já que as cores e as novas formas é que passam a chamar a atenção. “A nova imagem ajuda a recompor o orgulho sobre o próprio corpo.”
Não que todas as mulheres que procuram Vyvyn Lazonga queiram dividir seus sentimentos. “Não é um trabalho psiquiátrico”, diz a tatuadora. Muitas são bem discretas sobre sua história e resolvem fazer a tatuagem quando já estão bem psicologicamente, recuperadas do trauma da doença. Mas nem sempre têm certeza da imagem que querem exibir.
Por isso o trabalho começa com ideias de arte. Pedaços de tecidos ou gravuras que agradem à cliente. A partir desses fragmentos é que se começa a construir o desenho, que, diz Vyvyn, é um trabalho conjunto. As sessões de US$ 180 a hora podem se prolongar por meses a fio.
A artista acredita que já tatuou centenas de mulheres interessadas em dar vida a partes do corpo que estão marcadas por cicatrizes. Gente de todos os lugares do mundo vem à procura do estúdio Madame Lazonga, que mais parece com uma clínica de beleza do que com o estereótipo de uma casa de tatuagem. Ao longo de quase 40 anos de profissão, Vyvyn Lazonga viu a tattoo deixar de ser estigma e passar a ser aceita socialmente. Não é mais somente uma arte underground.
Mas me parece bem underground o fato de mulheres poderem escolher não serem definidas pela marca física de uma doença que já passou.

Melissa de Andrade é jornalista e estrategista de mídia social, com mestrado em E-Business no Reino Unido. Recentemente mudou-se com seus três gatinhos para Seattle, de onde mantém o blog Preview e, às sextas, escreve para o Blog do Noblat.


 
 Fonte: Blog do Noblat

Nenhum comentário:

orapronobis

orapronobis

Postagens populares

Total de visualizações de página