O BLOGUAMA mudou para http/profantoniosoares.blogspot.com.br

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

O uso do celular e suas implicações.

É inegável que o aparelho de celular inovou a forma de comunicação nas sociedades no mundo inteiro.  Diminuiu a  relação espaço-tempo entre as pessoas.  Mais ainda é uma tecnologia muito mal utilizada. Muitas pessoas acreditam que saber usar um aparelho de celular significa apenas atender ou desligar uma chamada. Ouvir músicas,  brincar com os jogos ou acessar a internet. Não basta apenas fazer essas atividades para que possamos saber usar corretamente um celular.
O uso do celular vai muito além dessas práticas.  E suas implicações são sentidas principalmente no quesito ético. A grande maioria não percebe que ouvir musica com volume muito alto dentro de um ônibus ou numa repartição pública é inadequada e deselegante. Não respeitam a individualidade das pessoas.
Devemos ter em mente que embora o celular seja um objeto privado, nossas relações muitas vezes são pautadas no âmbito público. E nem sempre o que um gosta é gosto de todos. Ou seja,  gosto é algo que dizem alguns que não se discute, mas o desrespeito que o mal uso do celular causa agride as pessoas e isso deve ser discutido. Pois o mau uso do celular pode causar prejuízos.
Exemplos não faltam. Nos ônibus musicas são ouvidas por uma única pessoa com volume tão alto que acaba quebrando a tranqüilidade das  demais pessoas no ambiente. Ora bolas, se o celular tem fone de ouvido, porque então ouvir musica num ambiente  fechado e forçando a barra para que todos os demais também escutem, quando não querem? O outro ponto considerável é o barulho das chamadas. Todo celular tem  mecanismo para vibrar em vez de soar sons desagradáveis, mas alguns  sujeitos não se importam e não dão a mínima para as outras  pessoas. Isso mostra o que disse outras vezes. Dar celular para algumas pessoas é como dar espelho pra macacos. Não sabem pra que é e nem como utilizar. E quando usam, geralmente usam de forma irregular...
No interior das escolas o uso do celular  é tal vez hoje o maior inimigo  da aprendizagem dos alunos. Durante as aulas ouvem música, jogam, passam mensagens entre os colegas e tudo isso acaba tirando a atenção dos alunos num momento em que deveriam estar concentrados ao que é dito pelos  professores  nas  suas aulas. Nos corredores  as músicas são ouvidas num som tão alto que atrapalha as aulas das outras turmas e por ai vai...
As freqüências dos celulares conforme já comprovados por estudos científicos deixarão muitos surdos  num futuro  próximo e mesmo com os riscos  muitas pessoas não sabem ainda usar  seus celulares.
Se assim continuar, vai piorar.  Acredito que já esta na hora, embora pareça exagero, da realização de cursos de etiquetas para que as pessoas saibam utilizar seus celulares, caso contrário passaremos a cobrar de nossas autoridades  legislação que regulamente de forma geral  o uso do celular. E iniciativa nesse sentido já estão sendo tomadas. Pois nas escolas já existem portarias expedidas pelos Governo de alguns Estados proibindo o uso em alguns locais públicos. Mas a luz da ignorância mesmo assim as pessoas continuam usando o celular de forma errada.
Em suma, se assim continuar, logo, logo serão criadas multas para serem pagas pelas pessoas que não sabem usar seus  celulares. E quando isso acontecer talvez sentindo no bolso as pessoas aprendam, se não pagarão caro pela má utilização de seus brinquedinhos tecnológicos. Pois quem não aprende na boa, aprende na Poa.
Antonio Soares da Silva, Pedagogo e Bacharelando em  Direito pela FCAT.

Nenhum comentário:

orapronobis

orapronobis

Postagens populares

Total de visualizações de página