O BLOGUAMA mudou para http/profantoniosoares.blogspot.com.br

sábado, 19 de março de 2011

Homens sábios e Homens Comuns!?


Ultimamente relembrando a leitura de um livro “Como a mente funciona” de Steven Pinker, tenho me perguntado constantemente o que difere um homem  inteligente de um dito comum. O que explica o fato de alguns serem altamente criativos e outros nem tanto? Por que mesmo os que lêem muitos livros  diante de idéias clássicas da literatura universal não conseguem promover tamanho gigantismo.
Certa vez perguntei a um professor de filosofia se Platão, Aristóteles e Sócrates pela idéias que produziram e brilhantismo não seriam instituições e não homens. Seus comentários inicialmente me agradaram ao dizer que alguns até supõem essa condição, mas no final ele me disse que não.
Embora não tenha me prolongado na discussão, ainda hoje, a interrogação me persegue. Será mesmo que alguns homens nasceram com esses dons ou  adquiriram isso durante suas vidas? E porque nos dias de hoje os homens não mostram-se tão brilhantes quanto seus antepassados?
Sei! Alguém lendo isso pode dizer, o cara esta louco. Mas não estou e continuo. Tudo o que temos hoje e até mesmo o que de mais avançado conseguimos é mais produto do que outrora já foi pensado. E não necessariamente da mente inteligível  de alguém. Ou seja, a criatividade humana parece que permeia mais pela derivação dos homens que vieram antes de nós. Se não vejamos: O Sr. dos computadores  Bil Gates, o jovem do Face book, os  inventores do celular, tudo isso é hoje resultado de uma conjunção de esforços e não única e simplesmente de apenas um homem. Carecemos desses gênios, pois o mundo perece na mão de seres levianos.
Não conseguem ter idéias, nem muito menos algo criativo que o faça melhorar, mas canta que é sapiens.
Ser sábio dentre os outros animais não me parece ser algo inteligível. Sem nossa dita racionalidade seriamos em condições de igualdade com os animais inteligentes também? Acredito que não teríamos muita sorte. E, talvez, já tivéssemos parecido há milhares de anos.
O que difere um ser inteligente dos que não são é realmente sua massa cinzenta? Ou um acidente antropomórfico? Numa coisa vocês concordarão comigo, se até os dias de hoje  o homem com toda sua inteligência tem sido criativo mais para sua auto destruição, seria melhor que tivesse nascido burro. Pois, tenho ouvido por aí,  que o mundo sem o homem com certeza seria melhor. Pois de inteligível nada existe naquele que se mutila.

Antonio Soares

Nenhum comentário:

orapronobis

orapronobis

Postagens populares

Total de visualizações de página