O BLOGUAMA mudou para http/profantoniosoares.blogspot.com.br

domingo, 6 de março de 2011

O Espaço e o Carnaval Guamaense




O maior problema de nosso carnaval não é a organização, pois neste quesito nossas autoridades não deixam a desejar. O calcanhar de Aquiles esta justamente no espaço em que é realizado.
Todos os anos durante o carnaval, os brincantes concentram-se  e/ou se distribuem no espaço compreendido entre os quiosques, mercado municipal e a prefeitura. O espaço é muito bom, mas o que tornaria nosso carnaval melhor seria a implantação de um projeto arquitetônico que melhor organiza-se o espaço da Beira- Rio.
Ontem, mais uma vez pude comprovar o que ora afirmo. Tudo ocorreu conforme programado. Mas grande parte do brilhantismo das atrações perde-se pelo incomodo causado pela má distribuição espacial dos brincantes, que por falta de uma espaço mais adequado, dispersam-se tendo em vista o incomodo espacial causado no local.
Durante as apresentações do Concurso das Musas deu pra ver nitidamente o risco que as candidatas correm, as passarelas são pequenas, o que pode ocasionar, inclusive a  queda de algumas delas durante as apresentações.
Assim, entre bancos de praças públicas e meios fios o povo guamaense brinca o carnaval, contudo podendo sofrer acidentes nesses obstáculos que impedem um melhor acesso dos brincantes. Vejo que já está na hora de se construir um espaço que melhor acomode, as bandas, as  atrações culturais e principalmente que ofereça maior comodidade ao povo guamaense.
Sei que o problema é antigo, mas que a população cresceu e nessas circunstâncias nossas autoridades devem repensar os ambientes públicos. Pois espaço que não oferece comodidade a população também pode ser fonte causadora de conflitos nesses locais.
Já esta na hora de nossas autoridades  repensarem a possibilidade de um projeto que transforme a beira rio numa referencia em matéria de eventos culturais. Fato este que já ocorre no município de Irituia. Ali, outrora, a prefeitura tinha problemas parecidos com os nossos, mas com uma ação ousada, a Prefeita Lurdes Lima, na época, mandou construir uma espaço que melhor atendesse a todos durante a realização dos eventos culturais, e hoje é exemplo de referência para outros municípios.
É desse tipo de espaço que estamos precisando. E como a atual gestão vem inovando nas atividades culturais guamaenses fica aqui nossa sugestão.

Antonio Soares

Nenhum comentário:

orapronobis

orapronobis

Postagens populares

Total de visualizações de página