O BLOGUAMA mudou para http/profantoniosoares.blogspot.com.br

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Lula se prepara para jogar a culpa em José Dirceu


(Comentário aqui publicado em 27.6.2005)
A direção da Polícia Federal informou a quem de direito que começam a surgir indícios capazes de comprometer o ex-ministro José Dirceu de Oliveira com algumas das irregularidades por ela investigadas. Lula foi posto a par disso. E o fato pode explicar o que o repórter Kennedy Alencar registrou hoje em matéria publicada na Folha de S. Paulo. Ele escreveu:
"Numa série de desabafos a auxiliares e amigos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se disse decepcionado com o ex-ministro José Dirceu e o tesoureiro do PT, Delúbio Soares: "Não mereceram a minha confiança".
Na avaliação do Planalto, a revelação de que empresas de Marcos Valério movimentaram R$ 20,9 milhões em espécie em dois anos reforça a versão de Roberto Jefferson de que havia um "mensalão" operado pelo publicitário que se diz amigo de Delúbio e freqüentador da Casa Civil. Em conversas reservadas, ele teria dito:
- Eu nem sei quem é esse cara ( referindo-se a Valério).
- Olha a fria em que meteram o meu governo.
- Nunca pedi a ninguém que desse dinheiro a ninguém em meu nome.
- Não acredito que tenham feito isso.
O presidente fez questão de declarar que acredita na honestidade pessoal de Dirceu, mas afirmou que o ex-ministro levou para o governo o "péssimo hábito" que tinha no PT de "montar aparelhos". No PT e na Casa Civil, Dirceu criou grupos de auxiliares fiéis que atuavam de forma autônoma em relação às estruturas maiores.
Lula disse que, muitas vezes, era surpreendido por providências tomadas por Dirceu no governo das quais não tinha ciência. Publicamente, Dirceu já disse que sempre atuou no governo de acordo com a orientação de Lula.
A auxiliares, Lula disse que uma das recomendações que deu à nova ministra foi desmontar o "aparelho" de Dirceu na Casa Civil. Para o presidente, ele errou ao dar poder demais a Dirceu. Lula disse que, com exceção do presidente do PT, José Genoino, os petistas que estão na mira de Jefferson são da "turma do Zé". Era referência a Delúbio e a Silvio Pereira, secretário-geral do PT."

Nenhum comentário:

orapronobis

orapronobis

Postagens populares

Total de visualizações de página