O BLOGUAMA mudou para http/profantoniosoares.blogspot.com.br

domingo, 10 de abril de 2011

OS LIMITES DA INTERPRETAÇÃO EXIGEM O CÓDIGO DO ALTRUÍSMO


O homem jamais conhecerá de si mesmo, que pena.

PARTE I

Quando vemos um jovem  atirando em seus colegas nas escolas, ficamos pasmados, abalados, perguntando-nos como isso é possível. Não percebemos que essa agressividade representa apenas a ponta do iceberg de uma grande quantidade de alunos que não desenvolveu a capacidade de ser generoso consigo e nem com os outros.
Não aprenderam a perscrutar seus próprios sentimentos e nem a se colocar no lugar dos outros. O resultado? Projetam sua auto-agressividade em que está ao redor
Alguns jovens antes de sair atirando em seus colegas e tentar o suicídio, clamaram por serem ouvidos. Pediram ajuda através de seus comportamentos agressivos ou retraídos, do seu silêncio ou da sua agitação, mas quem ouve os gritos não traduzidos pela voz? Quem ouve o clamor represado no território psíquico? Se mal traduzimos as palavras, como traduziremos o inaudível?
A maioria dos pais e professores não aprendeu a ouvir o inaudível. São ótimos para julgar e criticar, mas não são bons para perguntar “o que você sente e nunca teve coragem de dizer”. Não desenvolveram o código do altruísmo.
Continua...

Texto extraído da obra: O código da inteligência de Augusto Cury, pag.114

Nenhum comentário:

orapronobis

orapronobis

Postagens populares

Total de visualizações de página