
Foto: Leo Bala
"Onde hoje está localizado o Externato Santo Antonio Maria Zacarias, foi no passado uma casa de aluguel chamada Consulado Português. Foram um dos últimos moradores do Consulado, o padre Brito (que não era barnabita, e os barnaditas que chegaram nos meados de 1907, os quais eram Marino, Elizeu e Ângelo (que ainda se encontram na cidade).
Com o tempo por amor a São Miguel, os padres compraram o consulado com o objetivo de construir um colégio, o qual só conseguiram com muita fé, luta, dedicação, dinheiro e ajuda do coronel Ney Peixoto e o Dr. Epílogo de Campos, sendo considerados e hoje lembrados "benfeitores".
A construção foi concluída em 1949. Sua arquitetura foi inspirada no estilo romano, tendo em suas paredes internas paisagens, honrarias e santos, pintados pelo Pe. Vitório Maria Gracini.
Construído entre um pequeno bosque e o rio, ele é uma verdadeira relíquia do nosso passado, um marco importante na história de nossa cidade, que deve ser sempre admirado e respeitado, mas jamais destruído".(1988: p.41-42)
Fonte: COSTA, M. G. P. et al. São Miguel do Guamá: novos rumos, novos sangues e finalmente o progresso. 1 ed. São Miguel do Guamá. Gráfica Moderna, 1988.
Nenhum comentário:
Postar um comentário