O BLOGUAMA mudou para http/profantoniosoares.blogspot.com.br

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Esconder placa de moto virou infração corriqueira

                                                                                              Publicidade Quinta-feira, 15/07/2010, 07h37

Basta um olhar um pouco mais atento para perceber a irregularidade. Uma prática que vem se tornando comum entre alguns condutores de motos é esconder os números da placa que identifica o veículo. Pode parecer uma ação comum, mas é considerado crime. No centro da cidade, os cartões telefônicos são utilizados para dificultar a visibilidade das placas e, mesmo assim, os motoqueiros que fazem isso circulam livremente.
Em um fragrante feito pela equipe de reportagem do DIÁRIO numa rua movimentada de Belém, o veículo transitava ao lado de uma viatura da polícia sem que o condutor fosse incomodado.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê que conduzir veículo com qualquer uma das placas sem legibilidade ou visibilidade é crime, com penalidade que vai de multa até a retenção do veículo. “Nas estradas, o rigor da fiscalização é maior, porque temos poder de polícia”, explica o superintendente da PRF, Isnard Ferreira.
Segundo ele, nas rodovias federais, este tipo de prática não é comum, pelo rigor, mas nas áreas urbanas a irregularidade é encontrada facilmente. “Não tem como saber se a moto é roubada. Tem pessoas que fazem isso para praticar assaltos ou porque o veículo não está licenciado”.
O diretor de trânsito da Companhia de Transporte de Belém (CTBel), Joaquim Santos, conta que, como a CTBel não tem poder de polícia, o procedimento adotado, quando esse tipo de situação é encontrado, é a autuação do veículo. “Autuamos como placa ilegível, quando não conseguimos parar o veículo”. No entanto, ele também ressalta para a situação de polícia. “Isso é caso de polícia e quando estamos em operação com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), eles fazem a remoção do veículo e do condutor”.
Joaquim conta que entre os motivos que levam os condutores a ocultarem informações dos veículos em áreas urbanas está a tentativa de se livrar de notificações, tanto dos agentes de trânsito quanto dos radares.

É CRIME

Transitar em veículo com placa sem legibilidade é infração gravíssima e vale sete pontos na carteira, além de poder gerar multa de R$ 191,54 e até a retenção do veículo. Isso se houver quem pare o infrator para autuá-lo... (Diário do Pará)


Fonte: http://www.diariodopara.com.br/N-99875-ESCONDER+PLACA+DE+MOTO+VIROU+INFRACAO+CORRIQUEIRA.html


Nenhum comentário:

orapronobis

orapronobis

Postagens populares

Total de visualizações de página