O BLOGUAMA mudou para http/profantoniosoares.blogspot.com.br

quinta-feira, 8 de julho de 2010

NÓIS É DO INTERIOR MAS NÃO É BESTA NÃO UAI!

Ensino fundamental é melhor no interior

RANKING - Ideb revela quais foram as melhores escolas paraenses do ano passado

BRASÍLIA
THIAGO VILARINS e JULIANA RABELO
Da Sucursal

As escolas municipais do interior do Estado foram as principais responsáveis pelo avanço da qualidade do ensino fundamental no Pará. Segundo dados regionais do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2009, divulgados essa semana pelo Ministério da Educação (MEC), somente um quarto das melhores escolas públicas do Estado estão na Região Metropolitana de Belém (RMB). A proporção é a mesma tanto, nos anos iniciais do ensino fundamental, quanto nas séries finais.
As escolas municipais dominam esse glorioso rol. Até a quarta série são 37 entre as 50 com as maiores pontuações. Já entre as escolas de quinta a oitava série são 41 municipais. Altamira e Parauapebas, que tiveram o melhor desempenho do Estado, ambos com Ideb de 4,7, também estiveram bem representados entre os melhores. Altamira emplacou cinco escolas municipais, sendo quatro delas entre as dez primeiras. Nas séries finais, o número de escolas é ainda maior: sete municipais. Em Parauapebas, foram cinco na fase inicial e três até o oitavo ano.

A capital paraense, que detém a maior população e o maior número de escolas do Estado, ficou um pouco a frente desses dois municípios. Foram sete escolas em cada uma das listas, cuja maioria, ou cerca de 65%, são estaduais. As duas escolas federais de Belém também apareceram nos dois grupos, com destaque para a Escola de Ensino Infantil, Fundamental e Médio Tenente Rego Barros, que liderou as duas seleções, com média 6,0 nas séries iniciais e 6,2 nas finais.
Ananindeua, na RMB, tem quatro das melhores escolas municipais da rede pública até a quarta série e cinco da quinta a oitava. Mais três escolas municipais, uma em Marituba e outra em Benevides, e outra Castanhal, fecham a participação dos municípios da região metropolitana com as maiores notas.


Fonte: http://www.orm.com.br/oliberal/



Nenhum comentário:

orapronobis

orapronobis

Postagens populares

Total de visualizações de página