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quarta-feira, 21 de julho de 2010

Os extremos - Prova revela a grande lacuna entre as notas de ricos e pobres

BRASÍLIA - THIAGO VILARINS - Da Sucursal

Mais uma vez a condição econômica se refletiu no desempenho dos estudantes paraenses no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2009. Das cinqüenta melhores escolas do Estado, quarenta e quatro são particulares. Dentre as instituições públicas desse ranking, aparecem cinco escolas ligadas a universidades e apenas uma estadual, que surge, somente, na 41ª posição.

Esse abismo entre o desempenho de ricos e pobres no estado, também é constatado na outra ponta da tabela. Entre as cinqüenta piores escolas paraenses, quarenta e oito são públicas e de responsabilidade do Estado. Com destaque para a Escola Estadual de ensino Médio Ana Ponte Francez, na modalidade de educação de jovens e adultos, em Tucuruí, com a mais baixa classificação do Estado e o 10º pior desempenho do Brasil.

O contraste abissal no desempenho da primeira colocada e da última é constatado pelas pontuações. Enquanto a melhor escola do Estado, o Centro de Estudos John Knox, recebeu pontuação de 672,19, a escola estadual de Tucuruí ficou com quase a metade: 357,03. Se comparar a nota da primeira escola do ranking paraense com o colégio público do Estado mais bem pontuado, o Centro Educacional Anchieta, em Itaituba, essa diferença chega a 72,76 pontos.

Fonte: http://www.orm.com.br/oliberal/

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