O BLOGUAMA mudou para http/profantoniosoares.blogspot.com.br

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Greve deixará 800 mil alunos sem aulas

Greve deixará 800 mil alunos sem aulas


A greve por tempo indeterminado foi decidida por cerca de dois mil professores durante assembleia
Em assembleia geral os professores da rede estadual de ensino decidiram pela greve a partir do dia 7 de maio, ontem pela manhã, com a presença de cerca de duas mil pessoas no ginásio da Escola Estadual Paes de Carvalho.

Segundo a coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública do Pará (Sintepp/PA), Conceição Holanda, a proposta do governo do Estado chegou às 22h de anteontem, durante uma reunião com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Finanças (Sepof), desde as 19h daquela noite. Com a decisão, cerca de 800 mil estudantes terão o ano letivo afetado novamente. A última paralisação da categoria ocorreu no dia 20 passado.

Para os estudantes e concluintes do 3º ano do ensino médio, Jéssica Wanzeler, 20 anos; Bárbara Pimentel, 17 anos; e Felipe Maia, 17 anos; a situação é absurda e só prejudica os alunos. Os três vêm acompanhando as negociações pela imprensa e participaram da assembleia.

EVASÃO

“O que vai acontecer será nós, alunos, ficarmos prejudicados na nossa formação e no próximo vestibular”, desabafa Jéssica. Para ela, com a greve, haverá evasão de alunos. “Quando os professores resolverem seus problemas não haverá mais alunos suficiente para darem aulas. Compreendemos a situação deles, mas não podemos concordar com isso”, reclama.

Participaram da assembleia professores de 20 municípios, a maioria soube da proposta do governo somente nas primeiras horas da manhã de ontem. Dentre as principais reclamações levantadas estava a inexistência do piso salarial, o que, para a categoria, inviabiliza qualquer tipo de negociação.

Segundo Conceição Holanda, as divergências são muitas. “O Plano de Carreiras, Cargos e Remunerações (PCCR) pensado pela categoria envolve desde o professor até o porteiro da escola, mas o que nos foi apresentado só regulariza professores e técnicos em educação. Outra questão é o Cargo Único de Professor, no qual não foi garantida a promoção daqueles que possuem títulos, ou seja, não importa se doutor ou graduado, todos ganham a mesma coisa”, reclama Conceição.

A Seduc diz que o PCCR apresentado pelo Estado visa beneficiar todos os servidores do magistério e que com isso cumpriu a entrega da proposta ao Sintepp/PA, como havia prometido aos dirigentes.

Assim, ficaram agendadas duas novas reuniões para discutir o plano, nos dias 30 de abril e 4 de maio, e também a entrega oficial do PCCR à Assembleia Legislativa do Estado do Pará pela secretária Socorro Coelho. Quanto à greve da categoria, a secretaria disse ainda não se posicionar, pois as reuniões antecedem o dia marcado, o que pode evitar a greve. (Diário do Pará)

http://www.diariodopara.com.br/N-87799-GREVE+DEIXARA+800+MIL+ALUNOS+SEM+AULAS.html

Nenhum comentário:

orapronobis

orapronobis

Postagens populares

Total de visualizações de página