O BLOGUAMA mudou para http/profantoniosoares.blogspot.com.br

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Trabalhadores na educação entram em estado de greve

Trabalhadores na educação entram em estado de greve



Os trabalhadores na educação do Pará decidiram entrar em estado de greve a partir de hoje e marcaram para o dia 20 deste mês um ato público pela aprovação do PCCS (Plano de Cargos, Carreira e Salários) já protocolado pelo Sindicato dos Trabalhadores na Educação Pública no Estado do Pará (Sintepp) na Assembléia Legislativa. O ato público será durante a manhã, com caminhada desde o trevo do conjunto Satélite até o Palácio dos Despachos, na rodovia Augusto Montenegro. O Estado tem cerca de 1.200 escolas, aproximadamente 40% delas na Região Metropolitana de Belém. São quase 40 mil servidores nessa área, dos quais 26 mil professores.

Caso o governo do Estado continue sem apresentar o PCCS ou sem manifestar nenhum avanço importante sobre o plano, os servidores entrarão em greve por tempo indeterminado a partir do dia 27 deste mês. Nessa data, será realizada pela manhã uma nova assembléia geral no Colégio Paes de Carvalho, para decidir os rumos do movimento dos trabalhadores da educação. A orientação será repassada a todas as 131 subsedes do Sintepp nos municípios do interior do Estado, para que acompanhem o estado de greve e as manifestações em Belém.

O estado de greve foi aprovado em assembléia geral, ontem à tarde, no Centro Social de Nazaré, com auditório lotado. A decisão aconteceu porque, segundo os trabalhadores, o governo do Estado não apresentou até a sexta feira passada (9) o Plano de Cargos, Carreira e Salários, conforme prevê o Plano Nacional de Educação e que havia sido acordado com a direção do Sindicato. A direção do Sintepp diz também que até agora não houve nenhuma manifestação do governo estadual. "O governo tem que mandar um projeto para a Assembléia Legislativa, com os pontos que já foram discutidos com o governo na mesa de negociação. Nós entendemos que vários pontos já estão acordados, até porque o governo não se posicionou na mesa de negociação, mas o governo tem que apresentar o PCCS", argumentou Mateus Ferreira, secretário-geral do Sintepp. Ele disse que a partir de agora a orientação é o indicativo de greve para ser aprovada a partir do dia 27.

O Liberal Digital. 14 de abril de 2010.


Nenhum comentário:

orapronobis

orapronobis

Postagens populares

Total de visualizações de página