Quem acha que mentir é a coisa mais horrível do mundo deve ficar mais flexível hoje. Enciclopédias e dicionários de cultura internacional são quase unânimes ao afirmar que não há registro oficial sobre o dia 1º de abril ter se transformado no "Dia da Mentira". Sendo ou não um folclore universal, o fato é que a data ficou conhecida assim e está amplamente incorporada à cultura de vários países. Mas é preciso ficar atento e não deixar que as brincadeiras ultrapassem os limites. Em outras palavras, uma coisa é certa: por um dia, é bom desconfiar do que se ouve por aí.
A teoria mais aceita pelos historiadores é a de que tudo tenha começado em 1564, quando o rei da França, Carlos IX, após a implantação do calendário gregoriano, instituiu o dia primeiro de janeiro para ser o início do ano. Antes dessa mudança, a festa de Ano Novo era comemorada no dia 25 de março e terminava após uma semana de duração, ou seja, no dia primeiro de abril. Algumas pessoas não gostaram da mudança no calendário e continuaram a fazer tal comemoração na data antiga. Isso virou motivo de chacota e gozação, por parte das pessoas que concordaram com a adoção da nova data, e passaram a fazer brincadeiras com os radicais, enviando-lhes presentes estranhos e convites de festas que não existiam. Tais brincadeiras causaram dúvidas sobre a veracidade da data, confundindo as pessoas, daí o surgimento do dia 1º de abril como o dia da mentira.
DIFUSÃO
Na Inglaterra ocorreu o mesmo, e a mudança no calendário só foi adotada depois de 1751. A enciclopédia Britannica diz que, desde o decreto francês, aqueles que continuaram comemorando o Ano Novo entre março e abril eram chamados de "bobos", derivando daí a primeira menção ao "all fool’s day" (dia de todos os bobos), como chamam a data na Inglaterra e nos Estados Unidos. Segundo o Dicionário de Folclore Inglês, em 1686 o costume teria chegado ao país pela França e pela Alemanha, e se popularizado rapidamente a ponto de ser considerado um hábito universal em textos do século XVIII. Na Itália e na França ele é chamado respectivamente pesce d’aprile e poisson d’avril, o que significa literalmente "peixe de abril".
Belém 01 de Abril de 2010
http://www.orm.com.br/oliberal/
Nenhum comentário:
Postar um comentário