O BLOGUAMA mudou para http/profantoniosoares.blogspot.com.br

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

ENTRE PAIS E FILHOS...


A relação entre pais e filhos é sempre recheada de muitos conflitos quando os valores e os interesses que os permeiam conflitam. Pais nascem, crescem, constituem-se com valores de épocas diferentes dos filhos. Os quais crescem em meio a contextos muitos distantes de seus pais.

E quando os pais são inflexíveis e dominadores, forçam a barra sobre seus filhos para que estes façam os mesmos que estes nas suas épocas. Os filhos, por outro lado, impõem suas condutas em meio as suas necessidades só que num contexto muito aquém dos valores de seus pais.

E é justamente aí que surgem os grandes conflitos entre pais e filhos. Primeiro os pais querem sempre impor e negam-se a conhecer o mundo que cerca seus filhos, os filhos então buscam maior distância dos “velhos” uma vez que os valores e interesses não convergem. Segundo, se não houver comunicação, conhecimento e tolerância entre as partes nada funciona e o caos na relação se instala, com conseqüências são desastrosas nessa relação.

Pais precisam conhecer o contexto dos filhos para que possam estabelecer meios de comunicações coerentes com os mesmos. E assim possam melhor entendê-los. Quando isso acontece quebram-se os tabus e a relação entre pais e filhos constrói-se uma ponte de amizade. E assim os filhos acabam atendendo a vontade de seus pais se conflitos, mas sempre respeitando os valores de cada um.

Em suma, entre pais e filhos a arte da tolerância deve ser uma constante.


Antonio Soares

Nenhum comentário:

orapronobis

orapronobis

Postagens populares

Total de visualizações de página