O BLOGUAMA mudou para http/profantoniosoares.blogspot.com.br

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

PÉ INCHADO

PÉ INCHADO

Pé inchado é o nome que é atribuído aqueles homens e mulheres que ficam vagando os resto de suas vidas pelas vias públicas de várias cidades. Em São Miguel este número vem aumentando a cada dia. Alguns inclusive encontram-se alojados ao lado da antiga loja do Grego, outros em frente de alguns comércios em horário de pouco movimentos.

Durante o dia, alguns dormem, outros tentam ser úteis de alguma forma. Contudo tenho observado que na maioria das vezes tudo o que conseguem, gastam com bebidas. Logo, parecem padecer de certa frustração... E atiram-se num devaneio social degradante e esquecem que são homens e acabam vivendo em condições deploráveis.

Durante a noite eles mantém intensa atividades nas ruas guamaenses. Bebem muito e passam a noite toda vagando pelas principais ruas do comércio local. Momento em que se confraternizam com seus pares até amanhecer, quando se recolhem para os tetos de algum ponto comercial que os abrigue.

Confesso que já presenciei situação semelhante quando trabalhei no município de Dom Eliseu-Pa. E hoje percebo que em nosso município o desses números de indivíduos vem crescendo. Ali pude evidenciar que alguns até possuem famílias em condições de ajudá-los, contudo optaram por esse modelo de vida e assim vão viver o resto dela. Seria isso uma desilusão, perca de valores ou decepção promovida por frustrações sucessivas?

Embora os municípios sejam diferentes os problemas são semelhantes. Porém temos algo em comum. O poder público mantém-se omisso e/ou conivente com tal situação. Muito pouco ou quase nada é feito para tirar essas pessoas desse buraco social.

Apesar de tudo, são seres humanos. Esses indivíduos precisam de alojamentos. E quem sabe a construção de um Centro Municipal de Recuperação não poderia ajudá-los? Pois não podem viver como cães. Mas como vivemos num mundo em que os cães vivem até melhor muitos seres humanosm, isso já nos parece normal o modo de vida desses sujeitos.

Algo precisa ser feito. Afinal são homens?


AntonioSoares

Nenhum comentário:

orapronobis

orapronobis

Postagens populares

Total de visualizações de página